Tempo para a próxima corrida de Fórmula 1

terça-feira, 14 de outubro de 2008

GP do Japão

São Paulo, 14 de outubro de 2008 - (Cansado, muuuuito cansado!) -

Preciso deixar uns pitacos.

Vamos aos poucos, falar de fatos e pessoas separadamente.

Fatos:

Largada. É disso que a F1 atual precisa. Piloto errando, piloto tentando se recuperar a qualquer custo, ultrapassagens, cagadas, manobras bonitas. Mas para que isso ocorra, é preciso que permitam pilotos tentar ultrapassagens, mas falo sobre isso depois.


Colisão Massa X Hamilton. Batida besta, se não fosse decidir o campeonato. Massa exagerou, forçou, colocou as rodas na grama, escorregou e... bateu. Justo em quem? No homem com quem disputa o campeonato.







Colisão Massa X Bourdais. Exatamente a mesma coisa da outra. Massa não tomou conhecimento do francês e simplesmente fez a curva, achando que o menino de óculos tiraria o pé. Bourdais, por sua vez, saiu do box querendo disputar posição e acelerou, achando que Felipe tiraria o carro.

O vídeo de todas as besteiras, fornecido pelo site oficial da F1, em alta resolução, está AQUI.


Chegada. Resultado ótimo, merecido a todos. Pilotos completos, cabeça, velocidade, sorte etc. ficam na pista e chegam na frente.

Agora,

Pessoas:

Fernando Alonso: Magnífico, um mágico. Fez o que tinha que fazer, assim como em Cingapura e venceu. Mostrou porque é campeão e que foi feito para andar de Renault. Dessa vez, sem ajuda de pit stop em "hora certa". Mas os outros bateram, foram punidos, dirão vocês. Pois é. Ele não bateu, não foi punido, não fez caquinha nenhuma, muito pelo contrário e venceu MERECIDAMENTE.

Robert Kubica: Quando disse no início do ano que ele venceria uma corrida, acertei, mas não imaginei que chegaria a tanto. O cara é bom pacas e se tivesse vencido essa, também teria todos os méritos do mundo. Não será campeão, mas está absolutamente dentro da briga pelo título, andando com um BMW, que é um carro para lá de mediano.

Nelson Piquet: Fez tudo certinho e chegou em quarto. Quando aprender a ser constante, aparecerão os resultados. Não tem pinta de campeão, mas ainda vai aparecer no topo do pódio algumas vezes em breve, caso não fique desempregado claro.

Lewis Hamilton: Dá até raiva falar. Fez tudo certo, foi raçudo demais, lutou bravamente por punições, guiou com a faca nos dentes sem ser sujo. Certo, se fosse início de campeonato, óbvio. Como já disse antes, vai conseguir perder o campeonato para ele mesmo, de novo. Não tinha necessidade NENHUMA de fazer o que fez. Deveria ter sido no mínimo inteligente e ficado na zona de pontuação. Com certeza teria aberto muitos pontos do brasileiro.

Felipe Massa: Fazendo uma análise de pontos positivos e negativos, errou. Principalmente na primeira batida com o inglês. Até a primeira perna fez o correto, defendeu a posição, escorregou e ia perdendo, até que quis fazer uma manobra impossível de dar certo e acabou batendo. Desespero ou proposital? Não sei e não duvido de nenhuma das duas hipóteses. Se não tivesse sido punido e a manobra dado certo, sairia de lá como lider do campeonato. Muitos iriam comemorar e dizer que "aconteceu, dane-se, o que importa é que somos líderes de novo". Quer saber? Eu estaria incluso nesse grupo. Mas ainda acho que também deveria ter sido mais inteligente e feito sua corrida, deixando o inglês errar sozinho, o que não é difícil de acontecer.

Comissários da FIA: Otários. Estão acabando com a F1. Que os pilotos devem fazer? Andar em fila indiana? Claro, já que tentar ultrapassar é perigoso, você pode errar e certamente será punido. Porra, carros de corrida se tocam às vezes. Isso não quer dizer que foi na sacanagem. Até quem dirige no trânsito, a 10 Km/h bate sem querer, imagina a 300? Ainda na manobra do Massa com Hamilton, vá lá, é discutível, afinal todo mundo diria que ele bateu propositalmente e a FIA beneficiou o brasileiro que só ganhou o campeonato porque jogou o adversário para fora e bla bla bla. Aquilo ali foi como dar ou não dar um pênalti na final de campeonato brasileiro aos 45 do segundo tempo. Mas nas outras duas, punir Hamilton e Bourdais por serem competitivos? Não existe, sério. No lugar deles nenhuma das 3 punições existiriam. Deixaria no máximo para puxar a orelha de todos no briefing da próxima corrida, e olhe lá.

Se continuarem assim, F1 vai virar aquela babaquice que é F-Indy e Nascar correndo em oval.

Mas em suma, deixando de ser torcedor por umas linhas, a corrida foi fenomenal assim como toda a temporada. Tá dando gosto ficar na frente da TV e espero que continue assim, porque tudo que era óbvio até um ou dois anos não é mais.

Como todos sabem, odeio tudo que é óbvio e rotineiro.

Agora, se me perguntarem quem é o melhor piloto da F1 atual...

Fotos do Blog do Mantovanni, Blog do Capelli e Revista Racing.

Vídeos do You Tube e Formula 1.com.

2 comentários:

Anônimo disse...

É campeão, agora é rumo a China, tenho certeza o campeonato será devidido no Brasil.
Áí eu quero ver se o pequeno grande homen aguenta o tranco disputando a "final " de um campeonato mundial em casa.

Vamos ver se ele tem nervos de aço!!! pq aki em Interlagos (espero estar lá, se pá rola uns convites) o bicho vai pegar.. e se der Brasil, com certeza, eu (e mais uns 15 mil brasileiros) vamos invadir a pista e comemor um título tão aguardado!!!!!!!

Força, Vamo que Vamo!!!

Abs...
Fernando

Anônimo disse...

Está sem tempo de postar novos comentários, pitacos!!!! kkk

Agora vamo que vamo!!!

Punto que pariu... vai das Massa no Brasil!!!

Abs...

Anúncio

Procura Interna do Blog do Torrão

Seguidores do Blog do Torrão